Notícias

P&D Brasil participa de agenda da CEB/CNI sobre Contenciosos da OMC

Agenda promovida pela Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) com o Ministério da Relações Exteriores

A P&D Brasil, representada pela Presidente Executiva, Rosilda Prates, e a Relações Institucionais e Governamentais, Ketty Lins, participou de reunião organizada pela Coalizão Empresarial Brasileira (CEB/CNI) para briefing sobre os contenciosos da OMC (Organização Mundial do Comércio), tendo o Brasil tanto como respondente como demandante. A videoconferência contou com a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores e entidades setoriais.

Foram destacados os contenciosos do Brasil com a Tailândia, Índia, Canadá, Peru, União Europeia e Japão. Ademais, foram discutidas na agenda as implicações das eleições norte-americanas e as eleições para a nova liderança da OMC e as movimentações do Mecanismo Interino de Apelação/Arbitragem (MPIA, sigla em inglês) criado por um grupo de países na OMC para solucionar disputas entre os membros.

O MPIA é uma opção temporária enquanto o Órgão de Apelação, espécie de corte suprema do comércio global, continua com suas atividades paralisadas. O grupo de 24 membros criou então o mecanismo interino para resolver disputas entre eles. A aliança inclui desde União Europeia, Austrália, Brasil, Canadá e China até Ucrânia, Paquistão, México e Benin.