Notícias

P&D Brasil acompanha a Cerimônia de Lançamento da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação

Evento aconteceu no Salão Nobre do Senado Federal

Rosilda Prates, Diretora Executiva da P&D Brasil, acompanhou a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, presidida pelo Senador Izalci Lucas (PSDB/DF) e pelo Deputado Vitor Lippi (PSDB/SP).

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, senador Izalci Lucas (PSDB/DF) destacou a necessidade de avançar no tema e que a Frente está aberta para receber sugestões que estejam em consonância com os interesses das instituições de ensino, das instituições de ciência, tecnologia e inovação, setor produtivo e da sociedade como um todo. “Nós pretendemos nos reunir quinzenalmente para avançarmos bem no tema, que precisa de uma popularização e principalmente, uma regularização dos recursos”, disse o parlamentar.

O deputado federal, Vitor Lippi (PSDB/SP) disse que o objetivo da Frente Parlamentar é estabelecer uma agenda estratégica dentro do Parlamento com o intuito de estarem atentos às contribuições para a modernização da legislação brasileira, estabelecendo um trabalho integrado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. “Nós estamos muito entusiasmados com o relançamento da Frente de apoio à ciência, tecnologia, pesquisa e inovação, porque esse é um setor absolutamente estratégico para o país, todos nós dependemos dele, porque ele gera a economia, que gera empregos, que promove a competividade”, ressaltou o vice-presidente da Frente Parlamentar Mista.

O propósito da Frente é utilizar a Lei do Bem para a ampliar os incentivos fiscais em Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (PD&I) e a capacidade de inovação do Brasil.

Entre os objetivos da Frente está o de estimular ações governamentais para o desenvolvimento da ciência, tecnologia, pesquisa e inovação. Os parlamentares também querem incentivar o crescimento e a popularização dessas áreas visando melhorar o sistema educacional brasileiro, fomentar tecnologias para o desenvolvimento do país, apoiar entidades do setor e contribuir para o crescimento de parcerias entre instituições acadêmicas e o setor produtivo do Brasil.

O fortalecimento do debate, nas duas Casas, sobre a importância de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (PD&I) e ampliação da capacidade de inovação do Brasil são algumas das propostas da nova Frente Mista Parlamentar. “O objetivo é acompanhar e promover alterações da legislação, melhorar o marco regulatório da ciência e tecnologia, incentivar a inovação e brigar por mais recursos para a área”, disse o senador Izalci.

As frentes parlamentares são destinadas a debaterem e atuarem paralelamente a temas específicos de interesse da sociedade possuindo em sua composição parlamentares de diversos partidos políticos, e quando mista, contam com deputados e senadores em suas atuações.

Com informações MCTIC