Notícias

Ministros de Ciência e Tecnologia dos BRICS se reúnem em Campinas na próxima sexta-feira (20)

Agenda de reuniões de trabalho tem o objetivo de discutir temas do setor nos países que compõem o bloco

Ministros de ciência e tecnologia dos países do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, conhecido como BRICS, se reúnem na próxima sexta-feira (20) em Campinas (SP), na 7ª Reunião Ministerial sobre Ciência, Tecnologia, Inovação do BRICS. A reunião será conduzida pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, e vai debater, entre outros temas, as prioridades e políticas dos países do bloco em ciência e tecnologia, bem como a aprovação do Plano de Trabalho do BRICS em Ciência, Tecnologia e Inovação 2019-2022.

Além da reunião de alto nível com os ministros e autoridades de governo, a agenda da semana inclui outras atividades e uma visita técnica ao Sirius, fonte de luz síncrotron de 4ª geração, em fase final de testes no Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao MCTIC. As resoluções e temas discutidos nessas atividades serão apresentados na reunião de ministros e servirão de subsídio para o debate e a produção da declaração final do encontro. Após a leitura da declaração e do plano de trabalho, será realizada uma entrevista coletiva com jornalistas.

Entre 2016 e 2019, os BRICS conduziram diversas iniciativas no campo da C,T&I, com destaque para o lançamento de três chamadas conjuntas. A chamada-piloto teve valor global de US$ 9 milhões para fomento à pesquisa em dez áreas do conhecimento, e a segunda chamada, US$ 21 milhões para seis áreas temáticas. A terceira chamada foi lançada em fevereiro de 2019, com 13 áreas temáticas. Ao todo, foram 1.113 projetos submetidos, envolvendo ao menos 3.400 pesquisadores dos cinco países, com 57 projetos apoiados financeiramente.

Entre as atividades que serão realizadas à margem da reunião ministerial, a partir da segunda-feira (16), encontra-se a 5ª Reunião das Agências de Fomento à C,T&I do BRICS, na qual serão avaliados os resultados da terceira chamada conjunta e as atividades do primeiro ciclo de cinco anos. Os trabalhos também vão discutir o possível segundo ciclo quinquenal e detalhes para a quarta chamada conjunta.

Na quarta-feira (18), tem início a 9ª Reunião de Altos Funcionários de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS que vão, entre outras atividades, debater uma nova arquitetura para a cooperação em C,T&I do bloco, propor o Plano de Trabalho do BRICS em C,T&I 2019-2022 e tratar de assunto relacionados à Rede de Inovação dos BRICS (iBRICS).

A área de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) tem exercido papel relevante na cooperação dos BRICS com a realização de seis reuniões ministeriais e oito de altos funcionários. Em março de 2015, em Brasília, foi assinado o Memorando de Entendimento sobre Cooperação em C,T&I. O documento lançou bases para a estruturação da cooperação científico-tecnológica de longo prazo que se realizar no âmbito do bloco. Outro destaque foi a adoção do Plano de Trabalho do BRICS em Ciência, Tecnologia e Inovação 2015-2018, em outubro de 2015, em Moscou, com o objetivo de implementar as ações definidas pelos cinco países no memorando de entendimento.

BRICS

O BRICS é o agrupamento formado por cinco grandes países emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Juntos, os BRICS representam 26,46% da área terrestre mundial, 42,58% da população mundial, 13,24% do poder de voto do Banco Mundial e 14,91% das quotas da FMI. Segundo as estimativas do FMI, os cinco países geraram 22,53% do PIB mundial em 2015 e contribuíram com mais de 50% do crescimento econômico mundial nos últimos 10 anos. No campo científico e tecnológico, os BRICS contribuem com 17% do investimento global em P&D e com 27% dos artigos científicos publicados nos periódicos internacionais.

Além dos encontros presidenciais (cúpula e encontro informal à margem do G20), o BRICS organiza, por meio de sua presidência rotativa, cerca de 100 reuniões anuais, são realizadas 15 reuniões em nível ministerial nas áreas de Relações Exteriores, Finanças, Saúde, Comércio, Agricultura, Comunicações, Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros, e dezenas de encontros de altos funcionários, eventos técnicos, bem como reuniões nas áreas de cultura, educação e esporte.

Ao longo de 2019, o Brasil exerce a presidência de turno do BRICS. A ênfase da presidência brasileira se dá na promoção de ciência, tecnologia e inovação; da economia digital; do aumento dos contatos entre o setor produtivo e o NDB; e no reforço da cooperação no combate a crimes transnacionais. Além disso, estão programados dezenas de eventos acadêmicos, esportivos, culturais e artísticos ao longo de todo o ano.

Fonte: MCTIC