Mais de 180 empresários japoneses participam de seminário sobre investimentos no Brasil
O secretário de Desenvolvimento e Competitividade lndustrial, Igor Calvet, destacou aos japoneses o conjunto de medidas adotadas nos últimos meses para promover a desburocratização do ambiente de negócios no Brasil. Falou também do Rota 2030, lançado em julho. Foi a primeira vez que a política automotiva foi apresentada no exterior.
“O Rota traz previsibilidade e permite que as empresas possam fazer investimentos de longo prazo no Brasil. Queremos aumentar os aportes em pesquisa e desenvolvimento, incentivar as tecnologias embarcadas e a eficiência energética dos veículos”, disse. Segundo Calvet, o setor automotivo é responsável por 4% do PIB nacional.
A agenda para a Indústria 4.0 também foi destacada no seminário. O secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Rafael Moreira, explicou aos empresários que, recentemente, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou o imposto de importação de máquinas e equipamentos industriais não produzidos no Brasil para incentivar o processo de digitalização das fábricas. O Japão é, atualmente, um dos maiores produtores globais desse tipo de maquinário.
Thaíse Dutra, secretária-executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Guto Ferreira, presidente da ABDI, e o Embaixador do Brasil no Japão, André Aranha Lago, também participaram do evento.
Agenda O vice-presidente da Jetro (Japan External Trade Organization), Naoyoshi Noguchi, recebeu a comitiva antes do seminário. Ele destacou a importância de os empresários japoneses conhecerem de perto as políticas para indústria e comércio no Brasil. Noguchi estava acompanhado do diretor de Estratégia da Jetro para a América Latina e do vice-presidente da Jetro em São Paulo.
De manhã, o grupo visitou a planta da Nissan em Oppama para conhecer o processo de produção do veículo Leaf, modelo elétrico que será lançado nos próximos meses no Brasil.
Calvet falou aos executivos da montadora japonesa sobre as medidas tomadas recentemente para estimular o uso de elétricos no Brasil, como a redução do imposto de importação desse produto.
Fundada em 1961, a unidade de Opamma monta, além do Leaf, outros quatro modelos. Um deles é o Nissan Note, que tem o sistema de propulsão E-power, em que o veículo produz sua própria energia.
Fonte: MDIC