Notícias

Finep se mantém na lista de estatais federais com melhor avaliação de governança

A Finep se manteve na lista das 44 empresas estatais com melhor avaliação de gestão empresarial no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Empresas Estatais (IG-SEST). A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Ministério da Economia no dia 9 de agosto.

A nota da financiadora aumentou de 8,5, em novembro de 2018, para 9,01, nota superior à média geral (8,48).

“A Finep é uma empresa fantástica, quando é demandada em qualquer desafio, cumpre com esmero, dedicação, competência. O novo modelo de governança exigido pelo Governo Federal foi adotado e implementado em alto nível, tanto que a empresa se mantém na lista das estatais com melhor avaliação de governança. Assim, como presidente, gostaria de externar meu orgulho pelo trabalho de todos e um agradecimento a nossos funcionários por demonstrarem ao Governo e à Sociedade que cumprimos a missão com zelo, responsabilidade e qualidade. Parabéns Finep! Sucesso nos Próximos Ciclos!”, comemorou o presidente Waldemar Barroso.

Certificadosest

O quarto ciclo examinou 50 itens, divididos em três dimensões: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretoria. No próximo, com previsão para 2020, algumas mudanças importantes serão implementadas, como a unificação e simplificação do processo de avaliação; a reformulação da participação da comissão independente; a realização de avaliação anual e não mais semestral; a inclusão de maior número de empresas estatais subsidiárias; e maior atenção à qualidade e efetividade dos mecanismos de governança.

IG-SEST

O Indicador de Governança foi desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) com objetivo de avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos da Lei nº 13.303/2016 (Lei de Responsabilidade das Estatais), assim como promover a implementação das melhores práticas de mercado e maior nível de excelência em governança corporativa nas empresas públicas federais. O IG-SEST visa, desta forma, atestar a conformidade em relação aos parâmetros estabelecidos na legislação, a efetividade do funcionamento da estrutura de governança na empresa estatal, além de incentivar a adoção de boas práticas de governança corporativa e aferir o nível de excelência das empresas estatais federais em relação as melhores práticas de mercado.

Fonte: Finep