Notícias

Economia e BNDES firmam parceria para promover a transformação digital

Banco adere à Rede Gov.Br e agora colabora na articulação de políticas e ações voltadas ao cidadão digital


Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou termo de adesão à Rede Nacional de Governo Digital. A parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) visa promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a elaboração de iniciativas relacionadas à temática de transformação digital dentro do governo federal. O BNDES é o primeiro colaborador público da também chamada “Rede Gov.Br”.

Na condição de parceiro articulador, o BNDES vai atuar na promoção e no desenvolvimento de serviços públicos digitais, utilizando-se de sua expertise na área. O banco terá a oportunidade de participar das discussões sobre digitalização da gestão pública, integrando fóruns e reuniões e identificando oportunidades de ações conjuntas.

Reconhecido como referência estatal na adoção da tecnologia blockchain, por exemplo, o BNDES ocupa importante papel no debate sobre a aplicação de novas tecnologias no setor público, um dos objetivos da Rede Gov.Br.

Os participantes da Rede Nacional de Governo Digital se beneficiam com apoio na simplificação de serviços públicos, integração de iniciativas, maior proximidade entre governo e cidadão, estímulo à inovação e economia de tempo e custo.

“A Rede Gov.Br já conta com 11 estados e 17 municípios brasileiros e faz parte da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, lançada recentemente”, afirma Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital. “Agora, com a adesão do BNDES, teremos um parceiro importante no suporte logístico e financeiro aos entes subnacionais, dando-lhes fôlego para acelerar esta revolução no relacionamento do governo com o cidadão”, completa Luis Felipe Monteiro.

Segundo Leandro Crema, gerente de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES, o acordo ganha relevância no momento em que governo e sociedade se mobilizam contra o avanço do novo coronavírus. “O apoio do BNDES a projetos que acelerem a transformação digital dos entes públicos ganha ainda mais importância no contexto atual da pandemia, aumentando a oferta de serviços digitais e reduzindo o custeio dos estados e municípios em um cenário de forte restrição fiscal”, diz.

Estratégia de Governo Digital

A consolidação e a ampliação da Rede Gov.Br fazem parte de um conjunto de diretrizes e metas que compõem a nova Estratégia de Governo Digital, válida para o período entre 2020 e 2022. Um dos objetivos contidos no documento é, por exemplo, integrar todos os estados brasileiros à Rede Gov.br até 2022.

decreto que estabelece a estratégia está organizado em princípios, objetivos e iniciativas que nortearão a transformação do governo por meio de tecnologias digitais. O objetivo é oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para o cidadão.

Fonte: Ministério da Economia