Notícias

Desafios da administração pública serão debatidos na 5ª Semana de Inovação

Governo para as Pessoas é o tema do evento, que começa na segunda (4), e vai até sexta (7/11), com mais de 80 palestrantes, inclusive ministros

A 5ª Semana de Inovação começa na próxima segunda-feira (4/11), em Brasília, com a expectativa de reunir cerca de 3 mil participantes. Estão previstos mais de 80 palestrantes – inclusive ministros e representantes de países avançados em transformação digital, como Estônia e Dinamarca – em atividades que incluem oficinas, painéis, mesas redondas e cursos. O Governo para as Pessoas é o tema do evento neste ano.

A abertura está marcada para as 9h30, no Instituto Serzedello Corrêa (Setor de Clubes Esportivos Sul). Às 11h, está prevista a palestra inaugural, a cargo do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, que abordará o tema “Repensando o Brasil do futuro: ser digital para ser humano”.

“A Semana de Inovação reforça nosso compromisso em simplificar e automatizar os serviços públicos com foco na experiência dos cidadãos e abre oportunidades para apresentarmos avanços e discutirmos com diversos setores as ações futuras”, ressalta Uebel.

Durante quatro dias, até 7 de novembro, os desafios da Administração Pública no Século XXI e a participação do servidor público na inserção dos avanços tecnológicos serão temas de debate. As vagas presenciais estão esgotadas para o público – ainda abertas apenas para a imprensa. O evento terá transmissão por streaming, no site oficial da 5ª Semana de Inovação.

Considerado o maior evento no setor público da América do Sul, a Semana de Inovação é uma realização do Ministério da Economia, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Alguns dos destaques da programação

são: o Hackathon, organizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para criar soluções de problemas públicos; e o Momento Holofote, apresentação de casos de sucesso em inovação e geração de valor no setor público.

Referência mundial

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, será moderador na tarde do dia 4 do Debate entre Pares – Vencendo Desafios da Transformação Digital no Governo. Participam os representantes de dois países que são referência mundial no assunto: Rikke Hougaard Zeberg, Chief Information Officer da Dinamarca, e Siim Sikkut, Chief Information Officer da Estônia.

A conferência de encerramento, no dia 7, será do historiador e filósofo israelense Yuval Noah Harari, autor dos best selleres “Sapiens: Uma breve história da humanidade” e   “Homo Deus – Uma Breve História do Amanhã”.

5ª Semana de Inovação

Data: 4 a 7 de novembro

Local: Instituto Serzedello Corrêa – ISC (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Lote 3 – Brasília, DF)

Abertura: às 9h30 de segunda-feira, dia 4/11

Entrada: franca (inscrições esgotadas, abertas apenas à imprensa no site oficial do evento)

Fonte: Ministério da Economia