Notícias Associados

Com financiamento da Finep/MCTI, HT Micron desenvolve chip IoT usado em logística de vacinas na Índia

Um chip fabricado pela pela empresa gaúcha HT Micron está sendo usado em um rastreador de vacinas na Índia, incluindo o imunizante para a Covid-19.

A tecnologia, desenvolvida e produzida no Brasil, com apoio da Finep, em 2019, foi elaborada para atender a diversos setores econômicos, como saúde, industrial, automotivo e agrícola, com funções de rastreamento, monitoramento, medição, coleta e envio de dados. A empresa identifica a tecnologia utilizada no chip como inédita em todo o mundo. Na Índia, ele está sendo usado no rastreamento das vacinas em conjunto com tecnologia local. O chip brasileiro é responsável por processar e enviar as informações de temperatura e localização detectadas por um rastreador indiano.

Segundo a diretora de Relações Institucionais e Alianças Estratégicas da empresa, Edelweis Ritt o chip, denominado iMCP HT32SX, foi o primeiro desenvolvido e produzido no Brasil. Lançado em 2019, já é exportado para diversos países, concretizando vários negócios em plena pandemia, como ocorreu com a Índia.

Tecnologia

A solução é produzida no formato SiP (System-in-a-Package), que combina tecnologias heterogêneas dentro de um único encapsulamento, com conectividade na rede global Sigfox 0G, de baixo consumo e longo alcance. É um produto de baixo custo devido ao formato SiP adotado e à longa durabilidade da bateria do dispositivo. O projeto contou também com outras empresas e institutos parceiros que promoveram o seu rápido desenvolvimento, a exemplo do instituto tecnológico ITT Chip, da Unisinos (RS), criado com apoio da Finep.

Sobre a HT Micron

A HT Micron é uma empresa de semicondutores, fundada em 2009 e sediada no complexo Tecnosinos, em São Leopoldo (RS). Um dos principais objetivos da empresa é estimular a geração de conhecimento e valor para a cadeia de valor da indústria eletrônica brasileira, por meio de parcerias com o ambiente universitário, que estimula e tem grande potencial de contribuir para o processo de inovação. A HT Micron investe e incentiva o campo de pesquisas, desenvolvimento e inovação, inclusive com a parceria com o instituto de pesquisa da Unisinos.

Fonte: Finep