Notícias

Brasil vai fazer parte do projeto internacional Acelerador de Vacinas

Iniciativa tem participação de mais de 44 países com objetivo de produzir vacina, medicamentos e diagnósticos de Covid-19

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (2) a adesão do Brasil ao projeto Acelerador de Vacinas (ACT Accelerator), iniciativa internacional para produção de vacina, medicamentos e diagnósticos contra o coronavirus. O projeto conta com a participação de mais de 44 países, entidades internacionais, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fundações e iniciativa privada.

Ao lado dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Saúde, Eduardo Pazuello, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, destacou a estrutura que o país tem para produção dos imunizantes.

“O Brasil tem uma capacidade de produção de vacinas bastante respeitável. Temos pesquisadores de gabarito, estamos trabalhando no desenvolvimento de uma vacina e essa parceria vai permitir que a gente tenha a vacina mais rápido e possa cooperar com o planeta nesse sentido. O governo Jair Bolsonaro tem feito todo o esforço para que nós tenhamos o mais rápido possível a vacina no país”, afirmou.

O governo informou que a Bio-Manguinhos, unidade produtora de imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é uma das instituições com capacidade de produzir a vacina no futuro. Além de participar do acelerador de vacina, o ministro Ernesto Araújo informou que o país também estabelecerá cooperação bilateral com outros países que desenvolvem estudo na área.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: MCTIC