Notícias

Brasil e Irlanda estudam agenda comum para fortalecer cooperação científica

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, recebeu nesta quinta-feira (13), em Brasília, o ministro do Comércio, Empregos, Negócios, Mercado Europeu Digital e Proteção da Informação da Irlanda, Pat Breen. A reunião teve como objetivo fortalecer a cooperação científica entre os dois países.

Os ministros discutiram oportunidades para estreitar as relações bilaterais, o que inclui o cabo submarino, que ligará Brasil e Europa. “Este encontro serve para fortalecer nossa parceria na área de inovação. Temos um grande potencial e muitas oportunidades para estreitar a cooperação”, afirmou Kassab.

“O governo irlandês gostaria de aumentar a cooperação com o Brasil em ciência e tecnologia”, disse Breen. “Precisamos promover ações conjuntas e construir uma agenda comum de inovação.”

Durante a reunião, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Alvaro Prata, sugeriu a implementação de ações para aproximar a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) de instituições irlandesas.

Fonte: MCTIC