Notícias

Brasil contribui com experiências em grupo internacional contra o Covid-19

Testes com tratamentos sorológicos e outras possibilidades terapêuticas foram os principais temas da agenda

O grupo de trabalho que reúne ministros de Ciência e Tecnologia de 15 países realizou nesta quarta-feira (8) teleconferência para trocar experiências sobre ações de combate ao Covid-19. O ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, contou com o apoio de membros da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE/MCTIC) e da Assessoria Internacional do MCTIC.

Os principais temas da reunião foram testes com tratamentos sorológicos e possíveis protocolos terapêuticos utilizados nos diversos países. A Rede Vírus MCTIC, grupo de especialistas criado pelo ministério para impulsionar a pesquisa no combate à doença, possui iniciativas em múltiplas frentes. O andamento e os resultados dessas iniciativas foram compartilhadas com o grupo de países.

De acordo com o secretário da Sefae, Marcelo Morales, o Brasil está focando em três tipos de ensaio clínicos – seis deles com hidroxicloroquina associada à azitromicina na prevenção e tratamento, em diferentes fases de testes; testes com soroneutralização, que é o uso de material sanguíneo de pacientes recuperados no tratamento de doentes; e o uso de inteligência artificial e métodos avançados para a seleção de medicamentos que podem inibir a propagação do vírus. De uma amostra de 2 mil medicamentos, dois foram selecionados para testes in vitro.

O MCTIC e o Ministério da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTIC, lançaram nesta segunda-feira (6) edital no valor de R$ 50 milhões para projetos de pesquisa voltados para o Covid-19. O boletim mais recente do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Ministério da Saúde, aponta que já são 53 os protocolos de pesquisa aprovados pelo conselho.

Fonte: MCTIC